sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Stranger Things deveria ser uma antologia com histórias diferentes a cada temporada?

Mesmo sem um anúncio oficial de renovação de Stranger Things para a segunda temporada, sabemos que é apenas uma questão de tempo para a Netflix aprovar a continuidade do programa.
A série se tornou não apenas um grande sucesso de crítica, como também um fenômeno cultural, conquistando espectadores com uma trama de suspense e mistério que homenageia filmes clássicos dos anos 70 e 80.
Criada pelos irmãos Duffer, Stranger Things apresentou, na primeira temporada, a jornada de um grupo de garotos que investiga o desaparecimento de um amigo e acaba se deparando com elementos sobrenaturais.
Os meninos descobrem um universo conhecido como Mundo Invertido, que abriga um faminto monstro, e conhecem uma garota com poderes especiais – capaz, entre outras coisas, de mover objetos com sua mente.
Fonte da imagem: Divulgação/Netflix
Os assinantes que já assistiram aos oito episódios da primeira temporada na Netflix sabem que a trama sobre o desaparecimento de Will se resolve no final, e que o programa pode ser visto como um longo filme dividido em oito partes.
Na verdade, Stranger Things funcionaria muito bem como uma minissérie ou com uma série de antologia. A história dessa primeira temporada poderia se encerrar, satisfatoriamente, na cena do hospital, quando os garotos reencontram Will. A câmera poderia deixá-los ali, saindo lentamente de cena e indo direto para os créditos finais.
Em vez disso, os irmãos Duffer optaram por reabrir a mitologia do programa com duas cenas específicas que servem de gancho para a segunda temporada: Will tem uma visão/viagem momentânea ao Mundo Invertido, que nos faz pensar sobre as consequências que ele carrega por ter passado tanto tempo naquele lugar; e o policial Hopper deixa a comida preferida de Onze (Eleven) na floresta, sugerindo que ainda não vimos o fim da personagem.
Os realizadores têm comentado em entrevistas sobre os planos de continuidade para Stranger Things, informando que têm ideias para explorar mais a mitologia da série, que imaginam acompanhar o crescimento dos meninos de uma maneira similar à saga Harry Potter e que ainda esperavam fazer justiça para Barb!
Isso significa que a proposta dos irmãos Duffer é mesmo dar sequência à história na cidade de Hawkings, com os mesmos personagens e com o universo estabelecido nessa primeira temporada – e certamente nós também queremos ver mais dessa turma.
A dúvida é: não seria melhor encerrar a história do primeiro ano, para não mexer em algo que foi tão perfeito? Por maior que seja a nossa vontade de ver mais aventuras desses garotos, temos também medo de que uma segunda temporada possa estragar ou prolongar demais, sem necessidade, a jornada desses personagens.
Será que Stranger Things não funcionaria melhor como uma série de antologia, apresentando uma nova história na segunda temporada? O que você acha? Queremos saber sua opinião! Vote na enquete abaixo e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário