domingo, 15 de maio de 2016

Upfront 2016-2017: como as emissoras podem mudar suas grades de programação (prévia)

Nesta semana, entre os dias 16 e 20 de maio, as emissoras americanas realizam o Upfront, evento no qual apresentam seus planos de programação para a próxima temporada televisiva.
A cada dia, uma emissora diferente revela suas novas séries, confirma os programas que foram cancelados ou renovados, e divulga a grade de programação para a fall season (que começa a partir de metade de setembro na TV americana).
Nos últimos dias, as principais redes já anunciaram algumas das novas séries aprovadas, além de terem decidido o futuro de grande parte dos programas veteranos.
Publicidade
Com base nesses anúncios, imaginamos como cada emissora pode modificar suas grades de programação para a temporada 2016 – 2017. Essa prévia é apenas uma impressão sobre as novas séries encomendadas, sobre as que estão chamando a atenção da mídia, as que podem ser grandes apostas e ganhar destaque na grade dos canais.
Confira nossas considerações sobre a situação de cada canal e acompanhe o cronograma de apresentação de Upfront deste ano.

NBC

  • Upfront: 16 de maio, 11hs. (horário da costa leste – EUA) 
A emissora do pavão tem novas séries bem diversas encomendadas para a temporada 2016-2017. Há ação com a prequel do filme Busca Implacável com Taken; há uma nova spin-off de Chicago Fire Chicago PD com o drama de tribunal Chicago Justice; há o sobrenatural com Midnight, Texas; viagem no tempo com a aventura Timeless; além de várias e promissoras comédias.
O canal não deve mexer na grade de alguns programas consolidados, como o reality The Voiceabrindo as noites de segunda e terça, nem deve tirar Blindspot e Chicago FIre de seus horários. Os problemas da emissora estão nas quartas e quintas.
Com o cancelamento de The Mysteries of Laura, a NBC precisa programar uma série para abrir as noites de quarta. Chicago Justice para ser uma opção para fazer companhia a Law & Order: SVU eChicago PD, que foram renovadas e devem permanecer nesse dia da semana.
O que seria interessante acontecer, no entanto, é a NBC trazer de volta seu bloco de comédias nas quintas-feiras, depois de extingui-las em favor de Heroes: Reborn no ano passado. Há boas opções com Great News, Powerless, Trial & Error The Good Place para abrir a noite. Outra possibilidade é apostar em Timeless, ficção científica sobre viagem no tempo.
The Blacklist pode dar sequência na grade de quinta-feira. O horário das dez da noite, porém, deve ser aprimorado depois dos resultados ruins de The Player e Game of Silence (com Shades of Blue, renovada, na mid-season). Este seria um bom lugar para colocar uma grande aposta como Takenou The Blacklist: Redemption.
Na sexta, a veterana Grimm terá menos episódios nesta temporada, e pode ficar para a mid-seasonMidnight, Texas pode ser uma boa substituta na grade, mesmo que isso signifique um dia menos privilegiado como sexta-feira. O canal tem ainda Emerald City, versão moderna de O Mágico de Oz, que não nos parece tão promissora considerando o quanto esse programa já foi adiado pela emissora.

Fox

  • Upfront: 16 de maio, 16hs. (horário da costa leste – EUA)
Entre as emissoras da TV aberta dos Estados Unidos, a Fox é que está em uma situação pior, depois de uma temporada muito ruim neste último ano. Apesar do grande sucesso de Empire e dos bons números de Gotham, o canal teve diversos fracassos na temporada passada, como Minority Report Second Chance.
Para solucionar esses problemas, a Fox anunciou diversos programas com grande potencial, como24: Legacy, derivada de 24 Horas, além de adaptações para a TV de O Exorcista e Máquina Mortífera.
Uma possibilidade para a emissora é aproveitar os programas veteranos de sucesso para chamar espectadores para as novas séries. Gotham pode ficar nas segundas-feiras ao lado de uma estreante, como 24: Legacy ou O Exorcista, ou manter a parceria com Lucifer.
Nas terças, a emissora pode manter seu bloco de comédias com New Girl Brooklyn Nine-Nine, e expandir com as novatas e promissoras Making History e The Mick. Outra opção seria mesclar essas comédias com as animações de domingo, ao lado de Family GuyThe Simpsons e a novaSon of Zorn; e deixar as terças para Scream Queens e outra novata, como O Exorcista ou Star.
A Fox poderia arriscar e mudar o dia de Empire para quinta-feira, que é o mais concorrido da TV americana, batendo de frente com as séries de maior audiência dos outros canais. A novataMáquina Mortífera poderia ser uma boa opção para fazer companhia com Rosewood nas quartas, ou com a última temporada de Bones ou mesmo 24: Legacy nas quintas.
Sleepy Hollow deve continuar nas sextas, já que sua baixa audiência não justificaria uma mudança de dia. Junto com ela, a Fox poderia programar outra série de audiência modesta, como Rosewood, ou lançar a nova Pitch, que não parece tão forte quanto as outras estreantes.

ABC

Upfront: 17 de maio, 16hs. (horário da costa leste – EUA)
A emissora do alfabeto tem parte de sua grade de programação bem consolidada. Seus buracos estão nas faixas das dez da noite, seguindo o cancelamento de Castle e Nashville, e o fracasso do horário nas terças nessa última temporada.
Para preencher esses espaços, a ABC tem grandes apostas com os dramas Designated Survivor, com Kiefer Sutherland; Conviction, com Hayley Atwell; e Time After Time, com Josh Bowman.
Designated Survivor parece uma ótima opção para as noites de segunda, seguindo os realitiesDancing with the Stars e The Bachelor.
A ABC poderia tentar arrumar a grade de terça, que não tem se saído tão bem quanto o esperado. Uma opção é seguir com as comédias Fresh Off the Boat e The Real O’Neals, além de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., e talvez agendar Conviction para às dez ou trazer Quantico para este dia da semana.
Outra solução poderia ser expandir o bloco de comédias com as novatas Downward Dog,Imaginary Mary ou Speechless, e jogar S.H.I.E.L.D. para às dez horas da noite. Uma coisa é certa: é preciso mudar a grade de terça-feira.
As quartas, no entanto, não devem ser modificadas, já que o bloco de comédias formado por The MiddleThe GoldbergsModern Family e Black-ish tem se saindo muito bem. Na faixa das dez, substituindo Nashville, a ABC poderia programar uma série novata, como Conviction ou Notorious.
A Shondaland deve continuar fazer sucesso nas quintas com Grey’s AnatomyScandal (que deve ficar para a midseason e terá menos episódios na próxima temporada), The Catch How to Get Away with Murder. Alguma série novata pode aparecer na grade de quinta na fall season para atrair os espectadores que sintonizam os programas de Shonda.
A sexta não deve ser modificada, já que Dr. Ken e Last Man Standing foram renovadas. No domingo, porém, a ABC precisa solucionar o horário das nove da noite, após Once Upon a Time, já que Blood & Oil The Family fracassaram nessa última temporada (e prejudicou Quantico, exibido às dez).
Uma boa opção da emissora é o drama Star-Crossed, da Shondaland, que imagina a continuidade da história de Romeu & Julieta após a morte dos jovens amantes. Se Quantico acabar indo para outro dia da semana, a vaga das dez da noite parece o lugar ideal para a novata Time After Time, com Josh Bowman (de Revenge) voltando à grade do canal.

CBS

Upfront: 18 de maio, 16hs. (horário da costa leste – EUA)
Até este domingo, dia 15 de maio, a CBS ainda não havia decidido se irá renovar ou não as sériesCode Black, The Odd Couple, Limitless, Criminal Minds: Beyond Borders e Rush Hour, o que torna mais difícil imaginar o que a emissora pode fazer na próxima temporada televisiva.
Há, porém, algumas vagas abertas na grade do canal devido ao cancelamento/finalização de programas como The Good WifeCSI: CyberMike & Molly e Person of Interest, além do fato deSupergirl ter ido para a CW.
A rede aposta em novas séries baseadas em nomes conhecidos do público, como o reboot deMacGyver e a adaptação do filme Dia de Treinamento, que podem muito bem fazer companhia com Scorpion e NCIS: Los Angeles nas segundas; ou com NCIS NCIS: New Orleans nas terças.
O drama médico Pure Genius traz semelhanças com Scorpion, mas poderia fazer parte da grade de quarta, junto com a novata Bull (que conta a história de origem do Dr. Phil), ao lado da veteranaCriminal Minds.
A emissora tem ainda diversas novas comédias encomendadas, claramente à procura de uma substituta para The Big Bang Theory, que vai para sua décima temporada e começou a perder espectadores nesse último ano.
Para encontrar esse próximo grande sucesso, a CBS aposta em nomes como Matt LeBlanc emMan with a Plan; Joel McHale em The Great Indoors; e Kevin James em Kevin Can Wait – programas que devem ser agendados nas noites de quinta, contando com The Big Bang Theorycomo lead-in.
A CBS pode ainda restaurar seu bloco de comédias nas segundas-feiras, usando as veteranasMom2 Broke Girls e Life in Pieces para lançar uma dessas novas séries. Nas sextas, Hawaii Five-0 Blue Bloods estão mais do que consolidadas e não devem ser modificadas.
Já nos domingos, a CBS deve voltar a contar com Madam Secretary e, possivelmente, comElementary (retornando ao horário no qual era exibido no começo da temporada passada). A outra vaga da noite pode ir para Doubt, com Katherine Heigl, que parece ser uma boa companhia para essas séries.
(demais emissoras em desenvolvimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário